O texto inicia com um relato de uma
professora do segundo ano sobre um projeto desenvolvido na sua turma. Ela nos
conta sobre a experiência no trabalho de ciências com a turma usando algumas lagartas
levadas a escola por um aluno. Essa atitude instigou a curiosidade das crianças
e a partir desse momento começou um trabalho de observação da metamorfose das
lagartas, gerando uma construção coletiva de conhecimento.
Nesse simples relato pode-se observar um
gesto de acolhimento e receptividade da professora com relação à lagarta levada
a escola por um aluno, e a confiança deste em ceder algumas de suas lagartas para
a turma, demonstrando uma confiança estabelecida no grupo. Vale ainda ressaltar
a organização da professora que foi feliz em seu planejamento, levando as
crianças a pesquisar, observar e registrar tal experiência.
A obra de van Gogh "Os Primeiros Passos" nos mostra o gesto do adulto abaixado para se aproximar da criança, nos trazendo a ideia da escuta e da interlocução.
Educação,
cultura, currículo.
Nesse tópico a autora fala da articulação
entre educação, cultura e o lugar do professor no processo de seleção e
produção de conhecimento na escola.
Partindo da
visão de cultura como prática social Patrícia Corsino concorda com Moreira e Candau
ao defenderem a ideia de que “quando um grupo compartilha uma cultura,
compartilha um conjunto de significado, construídos, ensinados e aprendidos nas
práticas de utilização da linguagem.” ( Moreira e Candau 2007 ,p.27 )
E o currículo
é como uma seleção cultural da escola. Um dispositivo de grande efeito no
processador de construção da identidade do estudante. Sendo assim, é a
instituição escolar que deve selecionar o que será ensinado, refletir sobre como se organiza o saber e superar a
dificuldade em lidar com a pluralidade e as diferenças.
Deve-se dar às crianças a liberdade de poder investigar e interver sobre a realidade,
para que assim ampliem sua compreensão sobre o mundo.
"Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura do espírito." (Paulo Freire, 1997, p.77)
Este link é de um especial sobre leitura da revista Nova Escola. Acredito que irá contribuir no enriquecimento do seu aprendizado como contribuiu para o meu.
http://revistaescola.abril.com.br/leitura/?comments=yes
Julia, a sua reflexão está boa, mas pode melhorá-la acrescentando e comentando, a partir de sua visão, mais aspectos apontados pela autora. Procure estabelecer relações com o cotidiano da escola e da sala de aula...
ResponderExcluirAbs
Ivan
Gostei muito da ilustração que encontrou do Van Gogh!! Muito bacana!
ResponderExcluirJulia, seu blog, como um todo, está muito organizado. As reflexões podem ser melhoradas e isso depende muito da dedicação à reflexão!! Além disso, é fundamental olhar com maior cuidado os descritores!
ResponderExcluir