segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do Ensino Fundamental

                                                              Patrícia Corsino


          O texto inicia com um relato de uma professora do segundo ano sobre um projeto desenvolvido na sua turma. Ela nos conta sobre a experiência no trabalho de ciências com a turma usando algumas lagartas levadas a escola por um aluno. Essa atitude instigou a curiosidade das crianças e a partir desse momento começou um trabalho de observação da metamorfose das lagartas, gerando uma construção coletiva de conhecimento.
          Nesse simples relato pode-se observar um gesto de acolhimento e receptividade da professora com relação à lagarta levada a escola por um aluno, e a confiança deste em ceder algumas de suas lagartas para a turma, demonstrando uma confiança estabelecida no grupo. Vale ainda ressaltar a organização da professora que foi feliz em seu planejamento, levando as crianças a pesquisar, observar e registrar tal experiência.
   
       
 A obra de van Gogh "Os Primeiros Passos" nos mostra o gesto do adulto abaixado para se aproximar da criança, nos trazendo a ideia da escuta e da interlocução.






  Educação, cultura, currículo.
       Nesse tópico a autora fala da articulação entre educação, cultura e o lugar do professor no processo de seleção e produção de conhecimento na escola.
       Partindo da visão de cultura como prática social Patrícia Corsino concorda com Moreira e Candau ao defenderem a ideia de que “quando um grupo compartilha uma cultura, compartilha um conjunto de significado, construídos, ensinados e aprendidos nas práticas de utilização da linguagem.” ( Moreira e Candau 2007 ,p.27 )
      E o currículo é como uma seleção cultural da escola. Um dispositivo de grande efeito no processador de construção da identidade do estudante. Sendo assim, é a instituição escolar que deve selecionar o que será ensinado, refletir  sobre como se organiza o saber e superar a dificuldade em lidar com a pluralidade e as diferenças.
   
         Deve-se dar às crianças a liberdade de poder investigar e interver sobre a realidade, para que assim ampliem sua compreensão sobre o mundo. 
"Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura do espírito." (Paulo Freire, 1997, p.77)
 
    Este link é de um especial sobre leitura da revista Nova Escola. Acredito que irá contribuir no enriquecimento do seu aprendizado como contribuiu para o meu.
http://revistaescola.abril.com.br/leitura/?comments=yes

3 comentários:

  1. Julia, a sua reflexão está boa, mas pode melhorá-la acrescentando e comentando, a partir de sua visão, mais aspectos apontados pela autora. Procure estabelecer relações com o cotidiano da escola e da sala de aula...

    Abs
    Ivan

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  2. Gostei muito da ilustração que encontrou do Van Gogh!! Muito bacana!

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  3. Julia, seu blog, como um todo, está muito organizado. As reflexões podem ser melhoradas e isso depende muito da dedicação à reflexão!! Além disso, é fundamental olhar com maior cuidado os descritores!

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