Suely Amaral Mello
Neste texto Suely Amaral Mello expõe a questão da crescente
contaminação de tarefas do ensino fundamental na Educação Infantil,
nos fazendo entender que deveria acontecer o inverso, o Ensino Fundamental
que deveria ser contaminado por atividades típicas da Educação infantil.
O principal objetivo desta não deve ser alfabetizar os pequenos, pois
nessa fase a escola deve ajudar no desenvolvimento harmonioso da
personalidade da criança e por isso a aquisição precoce da escrita não
deve prevalecer.
Entretanto a autora afirma que a aquisição da escrita tem grande
importância no desenvolvimento cultural e psíquico do ser humano, pelo fato
de que quando alguém domina a escrita, domina um sistema extremamente complexo.
Além disso a escrita representa a fala, que por sua vez, representa a realidade,
sendo assim uma representação de segunda ordem. E como representação simbólica, o desenho e o faz-de-conta é também uma forma de linguagem que antecede e ajuda a criança na aquisição da linguagem escrita. Sendo assim, para que as cianças se apropriem efetivamente da escrita como uma linguagem de
expressão e conhecimento do mundo é necessário garantirmos a elas a livre criação
do faz-de-conta e do desenho.
Entende-se portanto, que a necessidade de deixar que a própria criança seja a
protagonista de seu processo de aprendizagem. Deixando com que a mesma expresse sua opinião e proponha soluções para os problemas em grupo, fazendo com
que ela não se sinta anônimas, mas sim parte da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário