segunda-feira, 18 de junho de 2012

Debate 2.

  
                                              Suely Amaral Mello
       Neste texto Suely Amaral Mello expõe a questão da crescente 
contaminação de tarefas do ensino fundamental na Educação Infantil, 
nos fazendo entender que deveria acontecer o inverso, o Ensino Fundamental 
que deveria ser contaminado por atividades típicas da Educação infantil. 
        O principal objetivo desta não deve ser alfabetizar os pequenos, pois nessa fase a escola deve ajudar no desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança e por isso a aquisição precoce da escrita não deve prevalecer. 
Entretanto a autora afirma que a aquisição da escrita tem grande 
importância no desenvolvimento cultural e psíquico do ser humano, pelo fato 
de que quando alguém domina a escrita, domina um sistema extremamente complexo. 
       Além disso a escrita representa a fala, que por sua vez, representa a realidade, 
sendo assim uma representação de segunda ordem. E como representação simbólica, o desenho e o faz-de-conta é também uma forma de linguagem que antecede e ajuda a criança na aquisição da linguagem escrita. Sendo assim, para que as cianças se apropriem efetivamente da escrita como uma linguagem de 
expressão e conhecimento do mundo é necessário garantirmos a elas a livre criação 
do faz-de-conta e do desenho. 
      Entende-se portanto, que a necessidade de deixar que a própria criança seja a 
protagonista de seu processo de aprendizagem. Deixando com que a mesma expresse sua opinião e proponha soluções para os problemas em grupo, fazendo com que ela não se sinta anônimas, mas sim parte da escola.
 

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