sábado, 31 de março de 2012

Debate 1

Literatura com letras e sem letras na Educação Infantil do Norte da Itália.
( Maria Cristina Rizzoli )

                  

       Neste debate sobre Educação Infantil do Norte da Itália foi escolhido como objeto à ser explorado pelas crianças de 0 a 6 anos, o livro. Nesse sentido, a autora acredita que ao se contar uma história para uma criança, inicia-se uma conexão de relacionamento entre quem conta e quem ouve. Além de estabelecer entre os envolvidos a capacidade de contar e de ouvir.
Rizzoli também explica que ao contarmos uma história, estaremos respondendo os vários "por quês" das crianças. Pelo fato da histórias estrarem muito facilamente no universo infantil, ao contrário de uma resposta racional de um adulto.
      Além disso, os ricos detalhes das histórias fazem com que as crianças interpretem coisas que se contrapõem, fazendo com que elas percebam que existem pontos de vista diferentes, ensinando-as a respeitar os sentimentos opostos e a se fazer respeitar.
Vale ainda lembrar que a curiosidade, o prazer, a compreensão e a fantasia devem ser estimulados pelo adulto. " A atitude do adulto é extremamente importante para que a criança possa introduzir-se dentro da história de um livro." ( Página 12).
       Entendo portanto, que a finalidade do livro como objeto na Educação infantil é estimular na criança o prazer da escuta e da narração, da curriosidade do saber, além da autonomia do pensamento. Liberando assim, a criança ao mundo da imaginação.

      

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