Grupo: Angélica
Aquino, Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Carvalho e
Vanessa Almeida.
FICHA TÉCNICA:
Editora:
Moderna
Série:
2° Ano do Ensino Fundamental 1
Faixa
Etária: 7 a 8 anos
Introdução
Objetivo do
livro é desenvolver a competência comunicativa, envolvendo a compreensão
leitora e a capacidade de escrever com clareza e expressar-se oralmente de
forma adequada. Por isso o projeto Pitanguá organiza-se essencialmente em torno
de dois eixos principais, o trabalho de leitura e produção de diversos tipos
textuais e programas sistemáticos (desenvolvidos de modo claro). Ele explora os
conhecimentos prévios de cada aluno facilitando a conexão entre o conteúdo novo
e tudo o que o aluno já conhece, trazendo uma grande variedade de assuntos e
situações que estimulam o aluno a observar, interpretar, discutir idéias e
também o senso crítico, além de seu conhecimento em Língua Portuguesa.
·
Como
é feita a divisão do livro?
O livro é
dividido em nove unidades que correspondem aproximadamente aos noves meses
letivos e cada unidade é subdividida em duas partes, estabelecendo um ritmo
adequado para assimilação e a introdução de novos conteúdos, facilitando o
trabalho do professor. Ao invés de sumário, o livro se utiliza de um “Mapa de
Conteúdos”, que permite a visualização das relações entre conteúdo e
possibilidades de aprendizagem. A
primeira parte de cada unidade contém cinco tópicos:
1. Leitura,
2. Estudo
do texto,
3. Produção
de texto,
4. Estudo
da língua e
5. Oficina
de criação.
A segunda parte è dividida também
em outros cinco tópicos:
1. Leitura,
2. Estudo
do texto,
3. Texto
expositivo ou instrucional,
4. Estudo
da língua e
5. Projeto
em equipe.
A organização é
muito clara, selecionada e de fácil manuseio à informação, o conteúdo segue um
critério rígido de fácil compreensão, de modo que alunos que já sejam
totalmente leitores nem solicitem à ajuda do professor, podendo sozinho
responder os exercícios.
·
A
Compreensão Leitora
Prioritariamente
o livro apresenta uma estrutura que possibilite a melhor compreensão por parte
do aluno visando desenvolver a competência para compreensão de diferentes tipos
de textos com os quais terá contato durante sua vida, variando o máximo possível.
Podemos destacar cinco propostas do livro em relação à compreensão leitora dos
alunos, são elas:
1. Leitura
de uma grande variedade de tipos textuais, em todas as áreas, abordando todos
os gêneros.
2. Estratégias
de leitura (identificando diferentes propósitos, significando e formulando
hipóteses, e compreendendo os textos),
3. Leitura
de textos expositivos sem grandes dificuldades,
4. Enriquecimento
do vocabulário e
5. Desenvolvimento
de atitudes favoráveis à leitura.
Não basta que os
alunos aprendam a ler, é necessário que gostem de ler. E para estimular a
leitura, o livro selecionou alguns textos atraentes e acessíveis, além de
textos não-literários muito claros com temas interessantes ao aluno, contando
com um programa sistemático de ampliação de vocabulário, graças as diferentes
opções de tipos e gêneros textuais.
·
Exemplos
de Tipos de Texto
No livro
encontramos textos narrativos (contos, lendas, crônicas, mitos), textos
informativos (bilhete, recado, reportagens), textos descritivos, textos
expositivos, argumentativos e instrucionais, quadros programáticos, gráficos,
mapas, canções, poesias, poemas, tabelas, quadrinhos e etc. Apresenta também
uma série de elementos que compõem os diversos gêneros para que o aluno busque
ajuda para a produção de seu próprio texto, podemos separar em quatro partes.
Primeiro o aluno lê o texto, depois analisa, conta a história e finalmente
escreva a sua visão.
Os textos
expositivos são freqüentes em livros didáticos com a finalidade expor alguma coisa
seja ela uma opinião ou ponto de vista, os argumentativos tem por objetivo
persuadir o aluno se baseando em argumentos, já os instrucionais trazem
orientações para a realização de algo ou alguma tarefa. Após a leitura desses
tipos textuais o aluno precisa organizar as informações antes de produzir seu
próprio material, nesse caso ele contará com a ajuda da professora.
Textos poéticos
contribuem para a consolidação do processo de alfabetização, utilizando
recursos sonoros e lingüísticos nos poemas e poesias, desenvolvendo também a
sensibilidade criativa, onde os alunos podem explorar as oficinas de criação
que foram citadas na divisão das unidades do livro.
Gramática e
ortografia obviamente estão listadas e presentes no livro, mas ele não foca
somente o ensino das duas, foca também a capacidade criativa do aluno e se
preocupa com o gosto de seu aluno pela leitura. Escrever corretamente é uma
habilidade essencialmente prática, a observação reflexiva, a análise das
informações e o reconhecimento das características de um texto definitivamente
faz do aluno um diferencial.dessa forma, o livro se preocupou em oferecer
ferramentas eficientes para esse processo.
·
O
Vocabulário
O vocabulário do
aluno é ampliado através da leitura e das trocas informativas, por isso os
textos trazem glossários que facilitam a leitura do aluno, dessa forma ele
conhece novas palavras e pode começar a fazer uso das mesmas em suas produções
textuais. Além disso, o livro também conta com uma pequena parte que contém:
§ Sinônimos
e antônimos,
§ Vocabulário
contextualizado,
§ Vocabulários
temáticos,
§ Trabalho
complementar com dicionário,
§ Anexos,
§ Textos
suplementares e
§ Jogos
que estimulam a leitura.
·
Projeto
em Equipe
Em cada bimestre
o livro apresenta um projeto de trabalho em equipe com o objetivo de produzir
algum material como, por exemplo, um cartaz ou um mural para que os alunos
possam aplicar seus conhecimentos adquiridos naquela unidade e desenvolvam
diferentes métodos de trabalho. Eles descobrem o que fazer depois de que
maneira fazer e por fim avaliam seus trabalhos e produções.
·
Considerações:
Em
suma, de acordo com os textos que estamos estudando ao longo da disciplina,
entendemos que o livro contribui sim para a melhor aprendizagem dos alunos, não
o consideramos como um livro de abordagem tradicional, porque encontramos
diversos aspectos que estimulam a curiosidade dos alunos e o interesse dos
mesmos pelas questões apresentadas no livro. A forma com que o livro aborda as
temáticas é instigante e estimula o aluno a querer descobrir mais, dando-lhe o
prazer da aprendizagem e segurança para realizar sozinhos algumas tarefas.os
textos usados são ricos no vocabulário e divertidos, não são muito extensos e
dessa forma o aluno não se entedia na leitura, fator crucial para o professor
que quer despertar em seu aluno a vontade de ler. Aplicaríamos este livro aos
nossos alunos, sem sombra de dúvidas, acreditando que ele auxilia o trabalho do
professor e satisfaz todas as necessidades do aluno.
Localizado!! Faça apenas aqueles comentários iniciais que sugeri no post da sequência didática!
ResponderExcluir