Grupo: Angélica
Aquino, Aryanna Garcia, Daniela Araújo, Danielle Barcellos, Júlia Carvalho e
Vanessa Almeida.
FICHA TÉCNICA:
Editora:
Moderna
Série:
2° Ano do Ensino Fundamental 1 
Faixa
Etária: 7 a 8 anos
Introdução
Objetivo do
livro é desenvolver a competência comunicativa, envolvendo a compreensão
leitora e a capacidade de escrever com clareza e expressar-se oralmente de
forma adequada. Por isso o projeto Pitanguá organiza-se essencialmente em torno
de dois eixos principais, o trabalho de leitura e produção de diversos tipos
textuais e programas sistemáticos (desenvolvidos de modo claro). Ele explora os
conhecimentos prévios de cada aluno facilitando a conexão entre o conteúdo novo
e tudo o que o aluno já conhece, trazendo uma grande variedade de assuntos e
situações que estimulam o aluno a observar, interpretar, discutir idéias e
também o senso crítico, além de seu conhecimento em Língua Portuguesa.
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Como
é feita a divisão do livro?
O livro é
dividido em nove unidades que correspondem aproximadamente aos noves meses
letivos e cada unidade é subdividida em duas partes, estabelecendo um ritmo
adequado para assimilação e a introdução de novos conteúdos, facilitando o
trabalho do professor. Ao invés de sumário, o livro se utiliza de um “Mapa de
Conteúdos”, que permite a visualização das relações entre conteúdo e
possibilidades de aprendizagem.  A
primeira parte de cada unidade contém cinco tópicos: 
1.      Leitura,
2.      Estudo
do texto, 
3.      Produção
de texto, 
4.      Estudo
da língua e 
5.      Oficina
de criação.
A segunda parte è dividida também
em outros cinco tópicos: 
1.      Leitura,
2.      Estudo
do texto, 
3.      Texto
expositivo ou instrucional, 
4.      Estudo
da língua e 
5.      Projeto
em equipe.
A organização é
muito clara, selecionada e de fácil manuseio à informação, o conteúdo segue um
critério rígido de fácil compreensão, de modo que alunos que já sejam
totalmente leitores nem solicitem à ajuda do professor, podendo sozinho
responder os exercícios. 
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A
Compreensão Leitora
            Prioritariamente
o livro apresenta uma estrutura que possibilite a melhor compreensão por parte
do aluno visando desenvolver a competência para compreensão de diferentes tipos
de textos com os quais terá contato durante sua vida, variando o máximo possível.
Podemos destacar cinco propostas do livro em relação à compreensão leitora dos
alunos, são elas: 
1.      Leitura
de uma grande variedade de tipos textuais, em todas as áreas, abordando todos
os gêneros. 
2.      Estratégias
de leitura (identificando diferentes propósitos, significando e formulando
hipóteses, e compreendendo os textos), 
3.      Leitura
de textos expositivos sem grandes dificuldades,
4.      Enriquecimento
do vocabulário e 
5.      Desenvolvimento
de atitudes favoráveis à leitura. 
Não basta que os
alunos aprendam a ler, é necessário que gostem de ler. E para estimular a
leitura, o livro selecionou alguns textos atraentes e acessíveis, além de
textos não-literários muito claros com temas interessantes ao aluno, contando
com um programa sistemático de ampliação de vocabulário, graças as diferentes
opções de tipos e gêneros textuais. 
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Exemplos
de Tipos de Texto
No livro
encontramos textos narrativos (contos, lendas, crônicas, mitos), textos
informativos (bilhete, recado, reportagens), textos descritivos, textos
expositivos, argumentativos e instrucionais, quadros programáticos, gráficos,
mapas, canções, poesias, poemas, tabelas, quadrinhos e etc. Apresenta também
uma série de elementos que compõem os diversos gêneros para que o aluno busque
ajuda para a produção de seu próprio texto, podemos separar em quatro partes.
Primeiro o aluno lê o texto, depois analisa, conta a história e finalmente
escreva a sua visão.
Os textos
expositivos são freqüentes em livros didáticos com a finalidade expor alguma coisa
seja ela uma opinião ou ponto de vista, os argumentativos tem por objetivo
persuadir o aluno se baseando em argumentos, já os instrucionais trazem
orientações para a realização de algo ou alguma tarefa. Após a leitura desses
tipos textuais o aluno precisa organizar as informações antes de produzir seu
próprio material, nesse caso ele contará com a ajuda da professora. 
Textos poéticos
contribuem para a consolidação do processo de alfabetização, utilizando
recursos sonoros e lingüísticos nos poemas e poesias, desenvolvendo também a
sensibilidade criativa, onde os alunos podem explorar as oficinas de criação
que foram citadas na divisão das unidades do livro. 
Gramática e
ortografia obviamente estão listadas e presentes no livro, mas ele não foca
somente o ensino das duas, foca também a capacidade criativa do aluno e se
preocupa com o gosto de seu aluno pela leitura. Escrever corretamente é uma
habilidade essencialmente prática, a observação reflexiva, a análise das
informações e o reconhecimento das características de um texto definitivamente
faz do aluno um diferencial.dessa forma, o livro se preocupou em oferecer
ferramentas eficientes para esse processo. 
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O
Vocabulário
O vocabulário do
aluno é ampliado através da leitura e das trocas informativas, por isso os
textos trazem glossários que facilitam a leitura do aluno, dessa forma ele
conhece novas palavras e pode começar a fazer uso das mesmas em suas produções
textuais. Além disso, o livro também conta com uma pequena parte que contém:
§  Sinônimos
e antônimos,
§  Vocabulário
contextualizado,
§  Vocabulários
temáticos,
§  Trabalho
complementar com dicionário,
§  Anexos,
§  Textos
suplementares e
§  Jogos
que estimulam a leitura.
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Projeto
em Equipe
Em cada bimestre
o livro apresenta um projeto de trabalho em equipe com o objetivo de produzir
algum material como, por exemplo, um cartaz ou um mural para que os alunos
possam aplicar seus conhecimentos adquiridos naquela unidade e desenvolvam
diferentes métodos de trabalho. Eles descobrem o que fazer depois de que
maneira fazer e por fim avaliam seus trabalhos e produções.
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Considerações:
            Em
suma, de acordo com os textos que estamos estudando ao longo da disciplina,
entendemos que o livro contribui sim para a melhor aprendizagem dos alunos, não
o consideramos como um livro de abordagem tradicional, porque encontramos
diversos aspectos que estimulam a curiosidade dos alunos e o interesse dos
mesmos pelas questões apresentadas no livro. A forma com que o livro aborda as
temáticas é instigante e estimula o aluno a querer descobrir mais, dando-lhe o
prazer da aprendizagem e segurança para realizar sozinhos algumas tarefas.os
textos usados são ricos no vocabulário e divertidos, não são muito extensos e
dessa forma o aluno não se entedia na leitura, fator crucial para o professor
que quer despertar em seu aluno a vontade de ler. Aplicaríamos este livro aos
nossos alunos, sem sombra de dúvidas, acreditando que ele auxilia o trabalho do
professor e satisfaz todas as necessidades do aluno. 

Localizado!! Faça apenas aqueles comentários iniciais que sugeri no post da sequência didática!
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